Brasil lançará plano inédito para preparar o sistema de saúde para a emergência climática

Especial COP30

Autor
Observatório Sistema Fiep - 10/11/2025

O Brasil apresentará na COP30, em Belém, um plano inédito para o sistema de saúde frente aos impactos das mudanças climáticas. Elaborado em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o “Plano de Ação em Saúde de Belém” propõe medidas para fortalecer a resiliência do setor diante de ondas de calor, enchentes, incêndios florestais e outros eventos climáticos extremos.

As mudanças climáticas deixaram de ser uma previsão distante e passaram a exercer consequências na saúde pública, afetando o cotidiano dos serviços do setor. Por exemplo, inundações aumentam o risco de doenças de veiculação hídrica, como diarreia e leptospirose, enquanto incêndios florestais elevam a incidência de problemas respiratórios. Por sua vez, ondas de calor, cada vez mais frequentes e intensas, desafiam o atendimento médico, expõe à população a condições extremas e impactam o uso seguro de medicamentos sensíveis à temperatura.

Para enfrentar esse cenário, o plano se estrutura em três eixos principais. O primeiro prevê a criação de sistemas de vigilância climática e sanitária, capazes de cruzar dados ambientais e de saúde para antecipar riscos. Estados e municípios poderão receber alertas precoces sobre ondas de calor, poluição ou mudanças na qualidade da água e, com isso, adotar medidas rapidamente, como ajustar horários de atendimento ou suspender atividades ao ar livre quando o ar estiver impróprio.

O segundo eixo trata da preparação dos serviços e profissionais de saúde e propõe, entre outras medidas, adequações na estrutura física das unidades e treinamentos para lidar com emergências ligadas a eventos climáticos.

Por fim, o terceiro eixo mira a inovação sustentável na cadeia produtiva da saúde, um dos setores que mais consome energia e gera resíduos. O plano estimula a redução do uso de plásticos, a utilização de energias renováveis, a revisão de embalagens e o desenvolvimento de medicamentos e imunobiológicos mais estáveis, que suportem variações de temperatura. A meta é reduzir a pegada de carbono do sistema de saúde, tornando-o mais eficiente e ambientalmente responsável.

As ações do plano devem ser incorporadas posteriormente ao Adapta-SUS, programa nacional que integrará as estratégias climáticas ao planejamento e orçamento de estados e municípios. As redes pública e privada também deverão atuar em conjunto a fim de assegurar a resiliência e a adaptação do sistema de saúde frente às mudanças globais em curso.

Acesse o plano completo aqui.

 

Para mais conteúdo relacionado às mudanças climáticas, acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba neste link.

Para receber e-mails com as notícias, cadastre-se aqui.

 

Para citar este artigo:

OBSERVATÓRIO SISTEMA FIEP / PAINEL DE INDICADORES DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS DE CURITIBA (PIMCC). Especial COP30 - Brasil lança plano inédito para preparar o sistema de saúde para a emergência climática. Disponível em: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/noticia/brasil-plano-climatico-saude. Acesso em: dd/mm/aaaa.

 

#MudançasClimáticas #ClimateChange #ClimaESaúde #COP30

 

Fontes consultadas

CLIMA INFO. Brasil apresenta na COP30 plano inédito para adaptar sistema de saúde à crise climática. Disponível em: https://climainfo.org.br/2025/10/27/brasil-apresenta-na-cop30-plano-inedito-para-adaptar-sistema-de-saude-a-crise-climatica/. Acesso em: 4 nov. 2025.

METRO1. Brasil apresenta plano de saúde para enfrentar mudanças climáticas na COP30. Disponível em: https://www.metro1.com.br/noticias/saude/172180,brasil-apresenta-plano-de-saude-para-enfrentar-mudancas-climaticas-na-cop30. Acesso em: 4 nov. 2025.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Plano de Ação em Saúde de Belém para a Adaptação do Setor da Saúde às Mudanças Climáticas. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/cop30/publicacoes/plano-de-acao-em-saude-de-belem-portugues.pdf. Acesso em: 5 nov. 2025.


Mais Notícias